Como acabar com a inadimplência | Essencial Cobranças
inadimplência

5 dicas para acabar com a inadimplência na sua empresa

A inadimplência é um problema que pode ser combatido através de algumas medidas

A inadimplência é um fator presente na vida de 62 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central. Este problema, além de influenciar a vida dos consumidores, pode trazer muitos problemas para a empresa. Para evitar estas dores de cabeça, algumas medidas são importantes.

Confira 5 dicas para acabar com a inadimplência na sua empresa.

Leia também:

Organização

Como cobrar os clientes devedores? Como reduzir a inadimplência? Estas e muitas outras questões estão relacionadas com o planejamento. O primeiro passo no combate à inadimplência vem antes mesmo que ela aconteça.

Entender o fluxo de compra que os clientes percorrem é importante para entender os motivos da inadimplência e como resolvê-la.

inadimplência

Acompanhamento periódico

Uma boa gestão financeira deve ser realizada periodicamente, para avaliar exatamente em que etapa do processo de compra os clientes estão, solucionar e verificar novos casos de falta de pagamento. A equipe financeira deve estar atenta a esses números para garantir uma boa gestão deles.

A análise dos resultados é o que vai dizer se as estratégias estão funcionando ou se é preciso tomar novas.

inadimplência

Acabar com a inadimplência: Entenda o seu perfil de cliente

Parece óbvio, mas nem sempre o perfil de cliente é bem definido. De acordo com o Banco Central, crise e desemprego são fatores ligados à inadimplência. Estas informações são importantes para reduzir a inadimplência, pois eles influenciam diretamente na ocorrência.

Saber os motivos que levam o seu cliente a se tornar inadimplente é essencial para tomar qualquer atitude.

Mantenha um bom relacionamento

Uma prática importante é manter um bom relacionamento com seus clientes. As mensagens que você envia comunicando novidades na empresa podem, também, servir como um canal para lembrar a data de validade dos débitos em aberto. Mostre para seu cliente que você está disponível para atendê-lo. Isto faz toda a diferença.

inadimplência

Invista em um sistema de cobranças

A falta de pagamento não é tão fácil de lidar, por isto é importante contar com um sistema de cobranças eficaz. Com o investimento, as cobranças são sistematicamente pensadas de acordo com o perfil do devedor.

Terceirize o serviço

A terceirização do serviço de cobrança é uma atitude que traz muitos resultados positivos. Ao contratar uma empresa para desempenhar a atividade, a taxa de clientes devedores tende a diminuir consideravelmente, pois as estratégias são pensadas de acordo com o perfil de cliente.

Conte com uma equipe experiente para lidar com a inadimplência em sua empresa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, seja bem vindo à Essencial. 👋
Para falar com nosso atendimento clique no botão do whatsapp abaixo ;)

(Seg - Sex | Horário comercial)
Powered by