
5 dicas para acabar com a inadimplência na sua empresa
A inadimplência é um problema que pode ser combatido através de algumas medidas
A inadimplência é um fator presente na vida de 62 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central. Este problema, além de influenciar a vida dos consumidores, pode trazer muitos problemas para a empresa. Para evitar estas dores de cabeça, algumas medidas são importantes.
Confira 5 dicas para acabar com a inadimplência na sua empresa.
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Organização
Como cobrar os clientes devedores? Como reduzir a inadimplência? Estas e muitas outras questões estão relacionadas com o planejamento. O primeiro passo no combate à inadimplência vem antes mesmo que ela aconteça.
Entender o fluxo de compra que os clientes percorrem é importante para entender os motivos da inadimplência e como resolvê-la.
Acompanhamento periódico
Uma boa gestão financeira deve ser realizada periodicamente, para avaliar exatamente em que etapa do processo de compra os clientes estão, solucionar e verificar novos casos de falta de pagamento. A equipe financeira deve estar atenta a esses números para garantir uma boa gestão deles.
A análise dos resultados é o que vai dizer se as estratégias estão funcionando ou se é preciso tomar novas.
Acabar com a inadimplência: Entenda o seu perfil de cliente
Parece óbvio, mas nem sempre o perfil de cliente é bem definido. De acordo com o Banco Central, crise e desemprego são fatores ligados à inadimplência. Estas informações são importantes para reduzir a inadimplência, pois eles influenciam diretamente na ocorrência.
Saber os motivos que levam o seu cliente a se tornar inadimplente é essencial para tomar qualquer atitude.
Mantenha um bom relacionamento
Uma prática importante é manter um bom relacionamento com seus clientes. As mensagens que você envia comunicando novidades na empresa podem, também, servir como um canal para lembrar a data de validade dos débitos em aberto. Mostre para seu cliente que você está disponível para atendê-lo. Isto faz toda a diferença.
Invista em um sistema de cobranças
A falta de pagamento não é tão fácil de lidar, por isto é importante contar com um sistema de cobranças eficaz. Com o investimento, as cobranças são sistematicamente pensadas de acordo com o perfil do devedor.
Terceirize o serviço
A terceirização do serviço de cobrança é uma atitude que traz muitos resultados positivos. Ao contratar uma empresa para desempenhar a atividade, a taxa de clientes devedores tende a diminuir consideravelmente, pois as estratégias são pensadas de acordo com o perfil de cliente.