Como diminuir a inadimplência da sua empresa | Essencial Cobranças
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Como diminuir a inadimplência da sua empresa

A falta de pagamento na data correta (a inadimplência) é uma situação que afeta muitas empresas de diversos segmentos e que vem crescendo ano após ano

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Brasil encerrou o ano de 2018 com um aumento de 4,41% em inadimplência em comparação com o ano anterior. Esta foi uma das taxas mais altas desde 2012.

Os fatores que contribuem para a falta de pagamento de dívidas são diversos, mas algumas ações podem ser tomadas para evitar prejuízos. Confira as dicas de como reduzir a inadimplência da sua empresa e evite a perda de crédito.

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Inadimplência na prática

Compreender o significado da inadimplência é fácil. Mas é preciso conhecer todas as suas ocorrências práticas. Existem outras questões que culminam nesta situação, como o desemprego e até a falta de planejamento financeiro.

A inadimplência acontece em diversos setores. Confira a lista de 2018 de acordo com o CNDL:

  • Água e luz: crescimento de 14,88%;
  • Cartão de crédito, cheque especial, etc: crescimento de 6,81%.

Invista em um acompanhamento próximo

O planejamento é fundamental em todos os processos de uma empresa, seja para atender, vender, informar ou cobrar. É interessante investir em um acompanhamento próximo aos seus clientes, monitorando pagamentos, novas compras e demais questões envolvidas.

É importante haver um profissional ou equipe responsável pelo processo de compra e pagamento. A análise será útil para guiar as próximas ações relacionadas ao crédito da empresa.

Acompanhe diariamente

Sim, um acompanhamento diário faz toda a diferença quando falamos de inadimplência. É preciso entender quais são os clientes devedores, os motivos que levam à falta de pagamento e até entender quais modelos de cobrança são mais viáveis para o seu segmento.

Estas informações devem ser usadas para desenvolver processos cada vez mais inteligentes. Assim, as taxas de inadimplência tendem a cair drasticamente sem comprometer a sua relação com o cliente.

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Dialogue e estabeleça acordos

É essencial estar aberto à negociações e acordos. Os motivos que levam à inadimplência são muitos, como já dizemos. Por isto é importante ouvir os devedores e identificar pontos que podem ser melhorados na experiência dele com a sua empresa.

O que o seu cliente precisa para lembrar de quitar a dívida? E-mail marketing? SMS marketing? Em resolução de inadimplências, os testes são bastante importantes, porque fornecem insights valiosos sobre como agir em seguida.

Sistematize as cobranças

Invista em recursos inteligentes para facilitar a gestão dos clientes inadimplentes. A recuperação de crédito, se realizada por uma equipe experiente, pode trazer resultados consideráveis para a sua empresa.

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