
Passo a passo para protestar uma dívida de forma rápida e segura
Você sabia que o sistema de protestos é capaz de recuperar até 80% de crédito? Saiba como protestar uma dívida de cliente inadimplente de forma fácil, rápida e segura!
Nós já elencamos as vantagens de se protestar uma dívida. Além de gratuitos e com ótimas taxas de recuperação de crédito, os protestos são alternativas fáceis e seguras comumente adotadas pelas empresas que sofrem com a inadimplência.
Entenda o processo existente entre protestar uma dívida e, finalmente, recuperar o crédito da sua empresa.
Intimação
A intimação é a primeira etapa do processo. Após o tabelião de protesto protocolar o título ou documento de dívida, será expedida uma intimação. Esse documento será entregue ao devedor, no endereço fornecido pelo apresentante. Esse ato é somente considerado como cumprido com a comprovação de entrega da intimação no endereço apontado.
A intimação poderá ser feita por portador do próprio tabelião ou por qualquer outro meio. A única exigência é que o recebimento fique assegurado e comprovado através de protocolo, Aviso de Recebimento (AR) ou documento equivalente.
A intimação será feita por edital eletrônico no caso de:
- A pessoa indicada para aceitar ou pagar for desconhecida;
- Sua localização incerta ou ignorada;
- For residente ou domiciliada fora da competência territorial do tabelionato;
- Ninguém se dispuser a receber a intimação física no endereço em questão.
O prazo para pagamento do título inicia-se a partir da data de entrega da intimação.
Leia também…
Pagamento
A partir da data de entrega da intimação, o devedor tem o prazo de até 3 dias úteis para liquidar o documento/título. Esse é o prazo responsável pela quitação em 65% das dívidas. Se o pagamento for efetuado não haverá o protesto.
Caso a quitação não seja efetuada, o documento ou título será protestado e devedor terá o nome incluso na lista das associações de proteção ao crédito e dos cartórios, estando sujeito aos efeitos do protesto. Portanto, o devedor encontrará:
- Restrições em agências bancárias para retiradas de talões de cheques;
- Cancelamento de conta corrente em bancos;
- Constrangimento ao fazer pagamentos com cheque;
- Restrições creditícias na praça para concessão de financiamentos, leasing e outras operações de crédito.
Deseja protestar uma dívida? Conte conosco!
Somos parceiros do Instituto de Protestos de Títulos de Minas Gerais (IEPTB/MG), que possui um moderno sistema de encaminhamento de títulos à protesto. Entre em contato e recupere o crédito da sua empresa!