Gestão financeira empresarial: dicas para melhorar | Essencial Cobranças
gestão-financeira-empresarial

Gestão financeira empresarial: dicas para melhorar

Uma boa gestão financeira empresarial é aquela que vai garantir o sinal verde sempre, sem trazer dores de cabeça para os responsáveis

Planejar e organizar as questões financeiras de uma empresa não é difícil, mas envolve muitos passos. E é por este motivo que a atividade acaba parecendo difícil. Mas o planejamento é essencial e pode intervir nas questões, mantendo o saldo no verde.

Confira os 5 passos para melhorar a gestão financeira da sua empresa.

gestão-financeira-empresarial

Não importa o segmento, o planejamento é fundamental

Se você acredita que um planejamento é importante apenas para as grandes empresas, está equivocado. Do pequeno ao grande negócio, definir um plano de negócios é o primeiro passo para o sucesso financeiro.

Abra espaço para que a equipe participe desta etapa. Identifiquem aonde a empresa está e aonde vocês pretende chegar. Os objetivos e metas devem estar alinhados.

Planeje e pratique

Planejamento em mãos, é momento de colocá-lo em prática. Nada de deixar as atividades financeiras em segundo plano. Lembre-se: as datas e prazos são essenciais e cumpri-los à risca é ainda mais importante.

gestão-financeira-empresarial

Organize os gastos da empresa

Parece óbvio, mas devemos salientar que os custos da empresa devem estar claros e previstos. Nesta conta entram diversos gastos, desde os mais básicos – como água, luz, telefone – até os salários dos colaboradores. Cada centavo deve constar nesta relação.

Conheça, efetivamente, os gastos da empresa

Veja a lista dos gastos básicos de uma empresa:

  • Salários (incluindo pagamento de férias, quando houver);
  • Compra de materiais;
  • Aluguel;
  • Água, luz, telefone;
  • Manutenção da instituição;

Um recurso interessante é utilizar uma planilha com campos de data, valor e situação de pagamento. Concentre-se para não perder prazos.

gestão-financeira-empresarial

Estimule uma cultura organizacional

A equipe de colaboradores contribui para o sucesso (ou fracasso) de qualquer estratégia. Estimular uma cultura organizacional que alinhe os objetivos de todos para um bem comum é muito importante.

Se toda a equipe estiver voltada para um único objetivo, o crescimento da empresa será notável. Por isto, envolva os colaboradores nas atividades que for executar.

Determine funções

Não consegue realizar a gestão financeira sozinho? É hora de dividir tarefas. Atribua responsáveis para cada atividade a ser desenvolvida. Posteriormente, avalie, junto à equipe, os resultados.

Valorize insights

A eficaz de processos de gestão é aferida na prática. Considere as impressões das pessoas que realizaram as atividades, almejando melhorar os resultados e solucionar as questões pendentes.

Invista em gestão de cobranças

A inadimplência é um dos fatores que acabam comprometendo o planejamento financeiro empresarial. A falta de pagamento é mais comum do que se pensa, por isto investir em gestão de cobranças é uma boa estratégia.

A Essencial Cobranças é uma empresa focada em resultados, com soluções específicas para cada segmento. Conheça um pouco mais sobre os serviços e recursos para a sua empresa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *