
Recuperação de crédito: estratégias para adotar
Confira estratégias de recuperação de crédito para adotar em sua empresa
A instabilidade econômica do país afeta a vida financeira das pessoas e, consequentemente, o dia a dia das empresas. É muito comum que a inadimplência faça parte desta realidade. Todavia, existem estratégias de recuperação de crédito que, além de reduzir o número de clientes inadimplentes, atuam em sua retenção.
Assim, lidar com a inadimplência passa a ser uma tarefa muito mais simples. É preciso agir direto ao ponto para obter bons resultados. Por isto, confira estratégias de recuperação de crédito para adotar em sua empresa.
Defina os procedimentos internos
Qualquer tipo de estratégia com certeza só será bem executada se houver um procedimento padronizado. Por isto é importantíssimo definir quais serão os procedimentos adotados.
Contudo, não há uma fórmula pronta: é necessário fazer testes e identificar as metodologias mais adequadas para alcançar os resultados pretendidos. Esta análise só será possível com a execução.
Leia também…
Conheça os clientes inadimplentes
Um fator importante para atingir uma recuperação de crédito satisfatória é conhecer os perfis de clientes inadimplentes. A atividade de cobrança precisa ser amigável para preservar um bom relacionamento entre a empresa e o devedor.
Ou seja, conhecer o perfil de inadimplente é essencial para tomar qualquer medida. Neste perfil se incluem:
- Os motivos que levaram o cliente à não quitar suas dívidas;
- Os canais de comunicação mais adequados (telefone, whatsapp, redes sociais, e-mail, etc).
Levante todas as informações possíveis e aprimore a abordagem
Enriqueça a sua base de dados
Não se restrinja à apenas os dados atuais. Atualize as informações dos clientes de forma constante de acordo com os insights que receber. O cliente não atendeu a ligação? Ou atendeu, e disse que não tem disponibilidade em determinado horário? Todos estes detalhes são importantes para planejar as próximas ações.
Recuperação de crédito: Considere o relacionamento como prioridade
Como dissemos, mais importante do que aumentar a taxa de recuperação de crédito é preservar por uma relação amigável com o cliente inadimplente. Lembre-se: é muito mais barato manter os clientes do que adquirir novos.
Estruture opções vantajosas para ambas as partes e esteja disposto a dialogar.