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Recuperação de crédito: estratégias para adotar

Confira estratégias de recuperação de crédito para adotar em sua empresa

A instabilidade econômica do país afeta a vida financeira das pessoas e, consequentemente, o dia a dia das empresas. É muito comum que a inadimplência faça parte desta realidade. Todavia, existem estratégias de recuperação de crédito que, além de reduzir o número de clientes inadimplentes, atuam em sua retenção.

Assim, lidar com a inadimplência passa a ser uma tarefa muito mais simples. É preciso agir direto ao ponto para obter bons resultados. Por isto, confira estratégias de recuperação de crédito para adotar em sua empresa.

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Defina os procedimentos internos

Qualquer tipo de estratégia com certeza só será bem executada se houver um procedimento padronizado. Por isto é importantíssimo definir quais serão os procedimentos adotados.

Contudo, não há uma fórmula pronta: é necessário fazer testes e identificar as metodologias mais adequadas para alcançar os resultados pretendidos. Esta análise só será possível com a execução.

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Conheça os clientes inadimplentes

Um fator importante para atingir uma recuperação de crédito satisfatória é conhecer os perfis de clientes inadimplentes. A atividade de cobrança precisa ser amigável para preservar um bom relacionamento entre a empresa e o devedor.

Ou seja, conhecer o perfil de inadimplente é essencial para tomar qualquer medida. Neste perfil se incluem:

  • Os motivos que levaram o cliente à não quitar suas dívidas;
  • Os canais de comunicação mais adequados (telefone, whatsapp, redes sociais, e-mail, etc).

Levante todas as informações possíveis e aprimore a abordagem

Enriqueça a sua base de dados

Não se restrinja à apenas os dados atuais. Atualize as informações dos clientes de forma constante de acordo com os insights que receber. O cliente não atendeu a ligação? Ou atendeu, e disse que não tem disponibilidade em determinado horário? Todos estes detalhes são importantes para planejar as próximas ações.

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Recuperação de crédito: Considere o relacionamento como prioridade

Como dissemos, mais importante do que aumentar a taxa de recuperação de crédito é preservar por uma relação amigável com o cliente inadimplente. Lembre-se: é muito mais barato manter os clientes do que adquirir novos.

Estruture opções vantajosas para ambas as partes e esteja disposto a dialogar.

Conheça as soluções da Essencial para otimizar a recuperação de crédito da sua empresa!

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